Right Place

Um espaço para compartilharmos informações e interagir!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MÉTODOS DE PESQUISA



    Desenvolvimento humano é a denominação que damos à ciência que estuda as mudanças e as características que permanecem ou não no indivíduo, já que hoje é sabido que o desenvolvimento humano é contínuo, ele ocorre durante todo o período em que há vida.

Muitos estudos são lançados e muitos cientistas do desenvolvimento humano a partir de pesquisas elaboram teorias sobre o desenvolvimento humano. Essas pesquisas são realizadas com pessoas que sofrem diferentes influências em seu desenvolvimento e que se localizam em diferentes ambientes.
    Para a realização dessas pesquisas, os cientistas do desenvolvimento humano adotam métodos científicos de pesquisa que caracterizam um processo geral de investigação cientifica em qualquer campo de atuação. As etapas desse processo de pesquisa cientifica são: a identificação de um problema a ser estudado, a formulação de hipóteses, a coleta de dados, a análise dos dados e a divulgação dos achados.
Toda pesquisa a ser realizada tem sempre como base uma teoria já formulada e essa teoria influência no resultado dessa pesquisa, já que será ela que orientará quais questões serão abordadas e quais métodos de pesquisa serão utilizados.
    A pesquisa para ser realizada precisa de uma amostragem, ou seja, é preciso selecionar um grupo de indivíduos que possam representar adequadamente a população em estudo. Esses indivíduos precisam ter características relevantes e nas mesmas proporções, só assim a pesquisa poderá ser validada, poderá ser generalizada corretamente.
   Os pesquisadores, muitas vezes, utilizam da seleção randômica para realizar suas pesquisas.A seleção randômica é um método de amostragem onde cada indivíduo em uma população tem chance igual de representatividade.Contudo hoje é muito difícil pesquisadores utilizarem esse método de amostragem e isso dificulta a aplicação da pesquisa na população como um todo.
Em uma pesquisa também há os métodos de coleta de dados que podem ser relatos pessoais ( diários, entrevistas, questionários), testes, observação( naturalística, onde o pesquisador registra o que vê em um ambiente real e o laboratorial, onde o pesquisador registra o que vê em um ambiente cuja situação é controlada), medidas comportamentais e de desempenho.Não necessariamente utiliza-se apenas um método de coleta de dados, o pesquisador pode utilizar mais de um método de coleta de dados e assim analisar e comparar melhor os dados coletados.
    A pesquisa também é caracterizada pelo seu modelo de pesquisa, ou seja, um plano para conduzir uma investigação cientifica: quais perguntas serão feitas, o modo como os participantes serão selecionados, a maneira como os dados serão coletados e como se dará a interpretação e quais conclusões válidas poderão ser consideradas. Há quatro modelos básicos de pesquisa.
    O estudo de caso é um desses quatro modelos de pesquisa. O estudo de caso é um estudo realizado com um único individuo que exige extremo cuidado na observação e na interpretação, pode utilizar-se de medidas comportamentais, materiais biográficos e mesmo documentários.O estudo etnográfico é um estudo,não de um indivíduo,mas de uma determinada cultura ou subcultura, onde é realizado um estudo profundo das crenças dessa cultura, das artes, das tradições, costumes, tecnologias e como se dá as relações interpessoais dessa determinada cultura ou etnia.
   Já o estudo correlacional, é o estudo das correlações que podem haver ou não entre variáveis de uma estatística, essas correlações podem ser expressas em direção ( positiva ou negativa) ou em magnitude ( grau ).
    O experimento é um estudo baseado em experimentar, o pesquisador controla variáveis para aprender como uma pode interferir na outra.No experimento há os grupos variáveis, que é formado por um grupo experimental e um grupo controle, variável dependente e independente.Os experimentos podem ser laboratoriais,de campo ou mesmo naturais.Os experimentos laboratoriais são mais fáceis de serem controlados e assim melhor para estabelecer causa e efeito.Quando não é possível realizar um experimento laboratorial, é realizado o experimento de campo, onde um estudo é realizado em um ambiente que faz parte da vida cotidiana.
    Já o experimento natural é realizado quando por questões de praticidade ou mesmo ética, utilizamos para o estudo um grupo cuja seleção ocorreu naturalmente, por exemplo pessoas portadoras de AIDS, ou que estão expostas à fome.
   No desenvolvimento humano há algumas estratégias mais comumente utilizadas.Há o estudo longitudinal, o estudo transversal, o estudo seqüencial e o estudo microgenético.No estudo longitudinal coleta-se dados sobre os mesmos indivíduos em análise, durante um período de tempo e assim avaliar as mudanças que ocorrem durante a vida.O estudo transversal é a avaliação de indivíduos de diferentes idades em uma determinada ocasião e assim pode-se coletar dados comparativos sobre as diferentes faixas etárias.O estudo seqüencial é a combinação de técnicas transversais e longitudinais onde se pode avaliar o indivíduo em uma amostra transversal mais de uma vez.E por fim o estudo microgenético é a observação direta de mudanças onde os indivíduos recebem estímulos constantes durante um período de tempo.
    Para que uma pesquisa seja realizada é necessário a exposição de pessoas que formarão um grupo de amostra, onde o estudo será aplicado.Mas é necessário que para que esse estudo seja realizado haja uma premissa muito importante: a ética.
   Para que não haja problemas em estudos e pesquisas, os pesquisadores devem se guiar por três princípios básicos: a beneficência, o respeito e a justiça. Universidades, faculdades, instituições quando avaliam as propostas de pesquisa, sempre as avaliam com o olhar ético.Contudo muitas avaliações de pesquisa são de difíceis julgamentos.
   Outro aspecto que exige atenção é quanto o consentimento dos participantes na pesquisa a ser realizada. É muito importante que o individuo que participará da pesquisa conceda a sua participação, assim como também deve ser informado e conscientizado sobre o que trata a pesquisa, o motivo de sua realização tal como a sua importância.O individuo também deve ser avisado quanto aos benefícios que a pesquisa poderá lhe trazer e precavido dos possíveis riscos que poderá sofrer.Quando a pesquisa envolve crianças, menores de dezoito anos, é então necessário uma autorização dos pais ou responsáveis dos menores, contudo é necessário que o indivíduo concorde em participar da pesquisa.
   Ao realizar uma pesquisa é muito importante tomar cuidado com determinadas informações a serem divulgadas, pois estas informações podem atingir a auto-estima do grupo em estudo. Por exemplo, ao publicar uma pesquisa onde cita que adolescentes que residem na zona sul do estado de São Paulo são cognitivamente mais desenvolvidos que adolescentes que residem na zona leste, podem os últimos terem sua auto-estima abalada.
    É essencial ressaltar um ponto muito importante quando nos referimos a realização de pesquisa: o pesquisador deve ser muito criterioso ao decidir quanto ao direito a privacidade e sigilo do indivíduo em estudo: utilizar-se de câmeras ou espelhos de duas faces, divulgar as informações coletada sobre determinada pesquisa, o pesquisador necessita ter muita cautela quanto todos esses fatores.
    Portanto os métodos de pesquisa são variáveis, onde o estudo é sempre baseado numa teoria anterior, necessita de amostragem, coletar dados, utilizar-se de modelos de pesquisas, onde o pesquisador deve sempre se preocupar em seguir a ética e assegurar o indivíduo participante

Por TCS-TATa

Referências

PAPALIA, et al.Desenvolvimento Humano.2001


Nenhum comentário:

Postar um comentário